quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Certezas e incertezas

Costumo dizer e pensar que falamos daquilo que nosso coração está cheio.É o tal transbordar de sentimentos.Mesmo que ocultos,mesmo que particulares ,eles não costumam enganar ouvidos atentos e sensíveis.
Por isso entendo que para alguns é fácil compreender o significado das palavras e tudo que existe por dentro delas.Não sei ao certo se é uma questão de entonação,impostação,intenção ou se é mesmo sensibilidade.
Creio que isso seja realmente privilégio de poucos,quem sabe até de poucas,pois nós mulheres possuímos um sentido a mais,o sexto.Verdade é que nossos sentidos são mesmo mais apurados.
Interessante então é entender como funciona esse vai e vem de sensações.Como num mar onde as ondas vem e vão,assim é,um mar de certezas e incertezas que pontuam nossa vida.
Tenho apenas receio de nossos enganos,porque sim,podemos nos enganar e isso fragiliza um pouco nossa alma sedenta por certezas.
Quando estamos do lado de fora percebemos esse ir e vir das ondas,mas quendo estamos dentro do mar, essas ondas podem nos confundir.
Há possibilidade de sermos racionais?Como impedir pensamentos que insistem em projetar sensações delicadas e imagens acalentadas pela certeza do sentimento vivo e verdadeiro?
Como num ciclo interminável de esperança buscamos o  conforto para o coração que as vezes experimenta a aflição da incerteza, observamos então as ondas que vem e vão.
Buscamos de forma consiente o bom,o melhor ,o gostoso e de forma inconsiente a sensação que as certezas possuem.Baseados no sentimento real jogamos com nossos próprios sentidos e não percebemos que eles ainda podem nos enganar.
Mergulhamos nesse mar de cabeça e assim é a vida.No fundo,não sei se estamos preparados,mas sei que assim é a vida.
Certezas e incertezas;a origem e o destino dos nossos sentimentos;o querer e o não querer;o desejar e o ser desejado...
No fundo todos buscamos águas tranquilas,queremos mesmos é  navegar nas certezas.Mesmo que essas sejam apenas nossas. Buscamos o equilíbrio para que nossa vida não vire e possamos nos distanciar do mar de incertezas.
O equilíbrio desse ir e vir e a tranquilidade desse mar que faz com que nosso coração seja leve,livre e feliz.

Um comentário:

  1. Muito bom... Me identifiquei.
    Mas é difícil encontrar esse equilíbrio, as ondas confundem ou nós mesmos nos enganamos.
    Mas como diz o texto, assim é a vida. Mesmo as certezas são mutáveis...
    Um ir e ir infinito.

    Gosto da forma como escreve, muito serena.
    E sempre me faz pensar com as palavras que deixa no meu cantinho.

    Beijo grande. Muita luz!

    Obsoleta.

    ResponderExcluir

Queridos...Bom demais ter vocês aqui.Iluminam ,enriquecem e aquecem meu coração.