sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pessoas

Trabalho em um bairro de muito movimento.Grande polo comercial,referência até.
Sempre muito cheio ao ponto de ser aquela coisa ame ou odeie.
Antes,assim que comecei, não gostava,estranhava e nem me sentia bem.Hoje eu amo.Não só por ser fonte de meu sustento mas por vários outros motivos.
Um deles , justamente o fato de ser repleto de pessoas.Uma vez,uma amiga perguntou a minha mãe que tipo de pessoa ela gostava.Ela respondeu que gostava de gente.Como muito a gente herda,sei que também gosto de gente.
Claro que tenho minhas preferências,afinidades e claro também  escolho quem quero ao meu lado.
Ainda assim acho que levo uma vantagem quanto a  essa minha prefêrencia, pois tenho a oportunidade de lidar diretamente com um número significativo delas.
Dizem que consultório médico ,odontológico possuem além da sua própria função, outra atribuida ao consultório psicológico .Realmente costumamos conviver certo tempo com uma mesma pessoa,uma mesma família e nos tornamos parte delas de alguma forma.
Eu por exemplo já acompanhei namoros ,casamentos,filhos,festas de quinze anos,brigas,separações,perdas...
Já dividi alegrias,tristezas,conquistas e muito mais.
Hoje no caminho para meu trabalho vi bem cedo um número grande de pessoas circulando.O comércio abrindo suas portas e várias pessoas na rua.Então pensei na quantidade de histórias que cada uma trazia consigo.Se eu sou capaz no meu pequeno universo conhecer muitas histórias imagina quantas circulavam por aquelas ruas?
Aquele ir e vir de vidas, vidas repletas de emoções contidas e ainda assim, na maioria das vezes, sequer estamos atentos  .Não sei se isto é fruto da grande preocupação pessoal ou se realmente  não visualizamos o outro.O que contitui uma pena, pois poderíamos enxergar um pouco de nós mesmos.
Seres humanos possuem muito em comum, sendo assim  imagino que muitas histórias acabam se repetindo.
Como observar o outro pode trazer aprendizado para nós mesmos tento então encontrar semelhanças afim de entender mais de mim.
Lógico que  falar com todos,seria impossível.Mas o possível tento fazer,procuro escutar aqueles mais próximos e aproveitar o que posso aprender.
Legal porque na grande maioria das vezes estes precisam apenas de alguém que os ouça e acreditam que eu  ao ouvir já estou ajudando.Sim ,sei que posso ajudar, mas acredito também que sou muito beneficiada.
É realmente uma bela troca!Até porque quando preciso falar, também falo.
Enfim,acredito ser bom ampliar meu campo de visão,deixar de lado um pouco meu próprio umbiguo.Ouvir mais o outro e aprender um pouco mais.
Desenvolver sentimentos como a compaixão ,a solidariedade e mais uma vez o amor.Exercícios diários que fazem de nós, pessoas um pouco melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos...Bom demais ter vocês aqui.Iluminam ,enriquecem e aquecem meu coração.