quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Verdade

Sociologia,antroplogia,psicologia,filosofia.
Ciências diferentes mas que possuem algo em comum.O ser humano.
São visões diferentes sim mas que envolvem o ser humano de alguma forma.
O que mais me surpreende é o fato de nós despertarmos desde sempre curiosidade e estudo.Somos sem dúvida um universo rico de possibilidades.
Claro que não tenho pretenção nenhuma de penetrar nessas esferas .Entendo o fascínio desses estudiosos e admiro a capacidade que possuem na busca desse entendimento.
Justamente no relacionamento que identificamos essas ciências.
Obervando histórias próximas percebo algo que me parece intrigante;a verdade.
Quando convivemos com alguém acreditamos que de alguma forma essa pessoa compreende nossa maneira de ser e entende o que queremos dizer.
Eu particularmente não acredito muito nisso pois penso que essa compreensão é difícil até mesmo para nós, imagine para o outro.De qualquer forma acho que a falta de diálogo acaba sendo responsável por todas as diferenças e dificuldades.
As verdades são nossas,e quando falo de verdade não falo de fatos e sim a maneira como enxergamos os fatos.
Em uma dessas histórias de família me contaram que um dia minha avó estava aborrecida com meu avô e resolveu armar um¨ bico¨.Imaginou que isso seria suficiente para que ele entendesse o motivo de sua insatisfação.Ele porém não deu ¨idéia ¨e ela então se sentiu frustrada.
O que faltou ?Diálogo e exposição das verdades.
Quando omitimos nosso pensamento,nosso sentimento e a verdade que enxergamos levantamos verdadeiros muros entre nós e a pessoa com a qual nos relacionamos.
Na maioria das vezes ,creio eu, tudo seria infinitamente mais simples.O ruim é acharmos que nossas verdades são absolutas e que a visão alheia não corresponde ao que desejamos.Assim nos tornamos reféns de nossos pensamentos e nos sentimos injustiçados,repelidos e incompreendidos.
Mais fácil seria destruir esses muros e agirmos com mais inocência.A dor seria mais branda.
Obedecer a padrões de comportamento é um vício do qual deveríamos nos libertar.
Quantas vezes sentimos a vontade de ligar para alguém mas nos controlamos porque não fica ¨bem ¨?
Quantas vezes não dizemos que amamos porque esperamos o passo alheio?
Quantas vezes não dizemos que sentimos falta,que estamos arrependidos,que sentimos saudades?
Quantas vezes deixamos de pedir desculpas para não dar o braço a torcer ?
Se tudo isso fosse feito de forma livre quantos relacionamentos estariam sendo preservados?
A verdade é que precisamos entender a verdade do outro mesmo que esta não corresponda a sua própria verdade.Corremos o risco da surpresa ,pois em algumas vezes ela pode ser a sua também.
A inocência nesse caso faria de nós mais expontâneos,mais verdadeiros e sem os vícios de comportamento.
Nos livraríamos da angústia,da incompreensão, do medo.
Seríamos mais livres e mais verdadeiros.
Poderíamos correr o risco até de sermos mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos...Bom demais ter vocês aqui.Iluminam ,enriquecem e aquecem meu coração.